Convento Madre Regina

Madre Regina Protmann, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M.

.A vida de Madre Regina revela-nos seu Carisma, um dom de extraordinário amor a Deus, vivido na oração e no serviço às necessidades da Igreja e de seu povo. Ela o vivenciou em profunda fé e o testemunhou numa radical fidelidade.

 

.

Nasceu numa família burguesa católica, em Braniewo, na Polônia, - no seio de uma família rica e piedosa, onde recebeu boa educação intelectual, moral e religiosa em um período em que a região estava sob a influência do protestantismo. Regina foi batizada na Igreja de Santa Catarina, padroeira de sua cidade. E decidiu imitar o exemplo da Santa em sua adesão radical a Jesus Cristo. 

.

Quando “o brilho da graça divina luziu no seu coração”, sentiu a presença do Senhor como um fogo abrasador. Esta experiência provocou nela uma grande mudança. Com apenas 19 anos de idade, deixou o conforto da casa paterna, renunciou ao casamento, e, com duas companheiras, foi morar numa casa pobre, para aí viver uma vida de oração, de ascese, de amor ao próximo e de pobreza.

.

Em 1571, com duas companheiras e com a ajuda dos jesuítas fundou a Congregação contemplativa-ativa para a assistência aos doentes e necessitados, o que constituiu para o seu tempo uma novidade, pois naquela época só existiam conventos de clausura. A Congregação recebeu a aprovação diocesana aos 18 de março de 1583 e pontifícia aos 12 de março de 1602, difundindo-se na Polónia e na Lituânia e, depois, também na Finlândia, Rússia, Bielo-Rússia, Inglaterra, Brasil, Alemanha, Itália, África, Filipinas, Haiti e outros países.

.

Madre Regina colocou a nova congregação sob a proteção de Santa Catarina, V.M. a qual passou a chamar-se Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M. Faleceu aos 18 de janeiro de 1613. O Papa João Paulo II beatificou-a, em Varsóvia, aos 13 de junho de 1999. 


Faça seu evento no Convento Madre Regina

Rua Bingen, 73 - Bingen - Petrópolis / RJ - CEP: 25660-003 • Tel.: (24) 2242 1311 • Missas abertas ao público: terças-feiras e sábados, às 18 horas.

Congregação das Irmãs de Santa Catarina, VM.   Desenvolvimento: Logo Soma   Copyright 2013 © - Todos os direitos reservados.