Convento Madre Regina

Congregação das Irmãs de Santa Catarina no Brasil

As Irmãs de Santa Catarina chegaram ao Brasil em 1897, em Petrópolis, solicitadas pelos Frades Franciscanos, a fim de se dedicarem à educação cristã dos filhos dos colonos alemães. 

 

Quatro Irmãs, provenientes da Alemanha, constituíram a primeira comunidade da Congregação em terras brasileiras. Nos anos seguintes, com a vinda de mais Irmãs da Europa,  novas fundações foram acontecendo em outros Estados, onde elas eram convidadas para atuarem na Educação e na Saúde.

 

A partir do Concílio Vaticano II, atendendo à solicitação da Igreja no Brasil, as Irmãs de Santa Catarina se estabeleceram em diversas dioceses, em pequenas cidades do interior, para se dedicarem também à pastoral paroquial e ao serviço social.

 

Províncias atuais no Brasil: Província Madre Regina (sede em Petrópolis, RJ) e Província Santa Catarina Sul Brasileira (sede em Novo Hamburgo, RS).

 

Nas fontes históricas dos primeiros escritos das Irmãs pioneiras, percebe-se o quanto foram dinâmicas e animadas pela Espiritualidade e Carisma de sua fundadora: Madre Regina Protmann, cujo vigor atraiu muitas jovens brasileiras a se tornarem membros da Congregação.


Faça seu evento no Convento Madre Regina

Rua Bingen, 73 - Bingen - Petrópolis / RJ - CEP: 25660-003 • Tel.: (24) 2242 1311 • Missas abertas ao público: terças-feiras e sábados, às 18 horas.

Congregação das Irmãs de Santa Catarina, VM.   Desenvolvimento: Logo Soma   Copyright 2013 © - Todos os direitos reservados.